segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sobre o Guepardo



O guepardo tem um corpo muito magro e um peito muito profundo, que faz com que seja parecido com um cachorro. Tem uma cabeça pequena e arredondada, com um focinho longo para um felino, orelhas pequenas e olhos posicionados sobre o crânio.
O guepardo possui linhas lacrimais pretas e distintas percorrendo a partir do olho para baixo através dos lados dos olhos até a boca, talvez para não sofrer com o sol nos olhos, ajudando-os durante a caçada. Nenhum mamífero é mais veloz do que eles, podendo alcançar a incrível velocidade de 110 km/h em apenas três segundos o equivalente a aceleração de um carro da Fórmula 1.
As almofadas das patas da chita (guepardo) têm ranhuras para tracionar melhor em alta velocidade, e sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada chita pode ser identificada pelo padrão exclusivo de anéis existentes em sua cauda, tem uma cabeça pequena e aerodinâmica e uma coluna incrivelmente flexível, são habilidades que ajudam bastante na hora da perseguição.
Antigamente, o guepardo era usado como cão de caça na Ásia e na Europa. Cão ou gato? Nem a ciência sabe dizer. Ele pode ser domesticado, como os cães, têm a agilidade dos felinos e possui um olfato curioso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário